terça-feira, 26 de maio de 2009

Ilha Terceira (Açores): História


História

Designada por Ilha de Jesus Cristo no período de reconhecimento dos navegadores, a povoação começou a formar-se por volta de 1450, com a concessão da sua capitania ao flamengo Jácome de Brugges pelo Infante D. Henrique. As primeiras povoações da ilha estavam situadas no Porto Judeu e Praia da Vitória.
Com Economia principalmente centrada na actividade agrícola, que produzia cereais, plantas tintureiras, e muito mais, a Terceira começou a desempenhar um papel importante na expansão Portuguesa.
Neste momento a ilha Terceira era alvo de ataques constantes, porque a Terceira era o entreposto de ouro, prata e outras especiarias vindas de todas as partes do mundo, que atraía a cobiça de outros estados.
A sucessão ao trono português por Filipe II, em 1580, e o partido tomado pelos terceirenses do pretendente D. António Prior do Crato, levou a que a Terceira fosse alvo de tentativas de conquista pelos espanhóis. O primeiro desembarque dos espanhóis no porto da ilha Terceira foi em 1581, com a famosa Batalha da Salga, onde os espanhóis foram derrotados pelos terceirenses. Em 1583, os espanhóis voltaram a atacar a ilha Terceira, a comando de D. Álvaro de Bazan, onde os espanhóis venceram na Batalha de Lepanto. Com esta vitória os espanhóis começaram a dominar a ilha depois de muitos combates violentos.
Em 1640 a Terceira era o porto de escala dos galeões espanhóis que traziam grandes riquezas vindas do Peru e México. Com a Restauração os espanhóis foram expulsos, e a ilha Terceira voltou á normalidade.
Depois de tantas guerras a ilha Terceira desenvolveu-se tornando-se num bom lugar para se viver.

1 comentário:

  1. A ilha terceira e a capital dos acores.O QUE ha demais sao provas voi e vai ser sempre a capital dos acores,e ja voi de portugal so que doi a muita gente mas historia nunca vai desaparecer.Viva a cidade da LEALDADE

    ResponderEliminar